Odontologia. Saúde oral
A Dra. Susete Soares é a Responsável pelo Serviço de Odontologia.
CONSULTA de ODONTOLOGIA
- Realizamos uma Consulta de Saúde Oral, personalizada, ao seu animal de estimação.
- É efetuado um exame clínico detalhado, de toda a zona oral, assim como das estruturas adjacentes.
- Aconselhamento dentário, desde a infância até à idade geriátrica.
Sintomas de alerta:
-
- Mau hálito
- Problema nas gengivas
- Tártaro
- Salivação
- Perda de apetite
- Dor na apreensão do alimento ou brinquedos
- Outros.
- Entre os problemas causados por falta de higienização oral, estão: problemas renais, hepáticos, cardíacos entre outros, por isso recomendamos sempre exames complementares, tais como análises sanguíneas.
- Efetuamos um diagnóstico e recomendamos um tratamento
- Dispomos de vários tipos de tratamentos odontológicos cirúrgicos, com equipamentos de topo, e todos com anestesia geral segura.
Cuidados diários com os dentes dos animais
ESCOVAGEM DENTÁRIA
- As doenças causadas por bactérias e inflamações são responsáveis por 85% dos problemas na cavidade oral dos animais, causam mau hálito e acumulação de tártaro.
- A falta de escovagem é, sem dúvida, o principal motivo, tendo em vista que, em um período de apenas 24 horas, a placa bacteriana já é capaz de se organizar e se transformar em tártaro.”
- A escovagem dentária deve ser feita no mínimo 3 vezes por semana, logo em cachorro.
Como fazer?
-
- Utilizar uma escova apropriada. Nunca utilize pasta de dentes de humanos, pois esta contém abrasivos e outras substâncias que podem causar irritações. Existem pastas próprias para animais. Não é necessário passar por água.
- O importante é que ele entenda que é uma brincadeira. E desse modo, ele vai associar o momento a algo divertido.
- Realizar movimentos de fricção no dente e não na gengiva.
Além da higienização dos dentes, o que mais pode ser feito?
- Além da escovagem diária, uma forma de manter a saúde oral do seu cão ou gato é manter uma alimentação adequada, com rações que contenham nutrientes necessários para uma vida mais saudável. Uma alternativa é apostar em uma dieta dentária, orientada e indicada por um Médico Veterinário.
PERIODONTITE (Tratamento Periodontal) DESTARTARIZAÇÃO
- O Tratamento periodontal, cuida principalmente, da gengiva e de outras estruturas que estão ao redor do dente. Se o seu animal, tem mau hálito e tártaro, por exemplo, ele precisa de cuidados nesta área.
- Outros sinais que indicam problemas periodontais(doença periodontal) são: inflamação e sangramento da gengiva, presença de tártaro, mobilidade dos dentes, salivação excessiva, entre outras.
EXTRAÇÃO dos DENTES de LEITE
O seu animal tem dupla dentição?
- A persistência dos dentes de leite é muito comum em cães de raças pequenas.
- A idade da mudança dos dentes em cães e gatos é aproximadamente do 4º (quarto) ao 6º (sexto) mês de vida. O normal durante a troca de dentes é que o dente de leite caia e, somente depois, o dente permanente desce. Caso o dente permanente comece a nascer enquanto o dente “de leite” ainda esteja no lugar, este deverá ser imediatamente extraído para proporcionar espaço para os dentes permanentes nascerem.
- Devido ao seu mau posicionamento pode causar doença periodontal.
TRATAMENTO de CANAL (Endodontia)
- A Endodontia ou tratamento do canal é a área da Odontologia que cuida, especificamente, da parte viva do dente, conhecida como “nervo” do dente ou polpa que se encontra no interior dos dentes, dentro do canal da raiz.
- Se o seu animal tem dentes com fratura, desgastados ou com diferente coloração, ele pode estar com dor e precisa de cuidados nesta área.
RESTAURAÇÃO
- Restaurar a anatomia, função e estética de um dente que apresenta uma fratura, carie ou com algum tipo de imperfeição.
- Hoje pequenas fraturas, cáries ou imperfeições são restauradas com resina.
RADIOGRAFIA INTRAORAL
- As radiografias comuns deixam muito a desejar em relação aos detalhes importantes dos dentes dos animais de estimação. A radiografia intra-oral é a melhor ferramenta para avaliar todos os detalhes dos dentes, permitindo um diagnóstico preciso e um tratamento mais voltado às reais necessidade de cada paciente. Até mesmo nas situações mais comuns como o tratamento periodontal “Destartarização”, o Raio X é fundamental.
TOMOGRAFIA
- A Tomografia (TAC), permite diagnosticar em tempo real, e rapidamente estruturas a nível da cabeça.
- No caso das fraturas e neoplasias orais, é uma mais valia para um bom diagnóstico assim como definir um melhor tratamento.
TUMORES na BOCA (Oncologia)
- Esta é uma área da Odontologia Veterinária que trata dos pacientes que apresentam tumores na cavidade oral (boca).
Atualmente, pacientes com neoplasias orais, podem ser tratados aumentando sua expectativa de vida, voltando a ter uma excelente qualidade de vida. Mas uma coisa é muito importante: Quanto mais cedo o detetarmos, melhor.
Por isso ressaltamos a importância de cuidados odontológicos de rotina em casa e avaliações periódicas no veterinário, que poderão identificar as alterações precocemente.